terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Secretaria de Educação faz atualização do PAR

Nos dias 14 e 15 de agosto reuniram na secretaria de educação a equipe local do Plano de Ação Articuladas (PAR) para atualização plano. A equipe Local é composta por Adalberto Ferreira Martins Sobrinho, Marcos Rocha Brito, Esiovam Andrade dos Santos, Sonia Erli Teixeira de Souza, Eluzinaria Daniel da Silva, Pedro Pereira de Souza, Maria Francisca da Fonseca, Paulo Marques Pires de Aragão, Lenice Trajano da Costa, Aribelton Lima dos Santos e Verônica Tereza Trarão Carvalho.
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o PAR. Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao Compromisso.
O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos — 2011 a 2014. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e pelo FNDE. Depois da análise técnica, o município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do MEC – que pode ser com assistência técnica por um período ou pelos quatro anos do PAR e assistência financeira. No caso da transferência de recursos, o município precisa assinar um convênio, que é analisado para aprovação a cada ano. Das muitas ações elencadas no plano destacam-se a construção de uma escola  padrão FNDE com 12 salas de aula na sede com auditório e quadra coberta, 03 escolas na zona rural contemplando os povoados de Caldeirãozinho, Vereda e Traíras, Aquisição de 05 ônibus grandes e 04 pequenos, aquisição de brinquedos de playground para  escolas de educação infantil, formação continuada de professores em todos os níveis, , aquisição de brinquedos didáticos, implantação de bibliotecas escolares, aquisição de mobiliário, aquisição de projetores implantação de laboratórios de ciências.

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