terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Município de Central receberá recursos para construção de três escolas no campo

O Município de Central teve nesta terça feira recursos empenhados junto ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para a construção de três escolas de educação no campo.  Os povoados beneficiados são Caldeirãozinho, Vereda e Traíras. Para os povoados de Caldeirãozinho e Vereda as escolas a serem construídas serão Projeto Espaço Educativo Urbano e Rural II - 4 salas com 4 salas de aula, sala de leitura, sala de informática, sala de professores, diretoria, secretaria, cozinha e pátio.
As obras das escolas Joviniano em Caldeirãozinho e JK em Vereda serão executadas com recursos orçados em R$ 942.642,00 para cada uma. Para a escola  Manoel Lourenço de Traíras será espaço educativo rural 2 salas, com duas salas de aula, 2 banheiros, cozinha, recreio coberto, aérea de serviço e sala da administração. A escola será executada com recursos orçados em R$ 244.872,00. Assim que os recursos forem depositados na conta do município a obras serão licitadas para posterior execução.
                         Foto ilustrativa de como serão as escolas em Vereda e Caldeirãozinho





Os projetos destas obras constam no PAR – Plano de Ações Articuladas, que é o planejamento do município para os anos de 2011 a2014, sendo que é exclusivamente através do PAR que o município consegue recursos federais para investimento da educação. Como contrapartida o município entra com 1% do valor da obra e terreno. 

Quadra “velha” Josué Martins terá cobertura

Os recursos para construção da cobertura da quadra Josué Martins  “quadra velha” já estão empenhados conforme informação do SIMEC/FNDE. Nos próximos dias entrará na conta da prefeitura o valor referente a primeira parcela. Os recursos são provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). São 185 mil reais para  fazer a cobertura de uma quadra pequena já construída. As demandas de construção e coberturas de quadras foram inseridas via Plano de Ações Articuladas – PAR do município de Central. Através do PAR, também,  já estão em construção as quadras cobertas das Escolas Joaquim Lourenço de Mandacarus e JK de Vereda. Assim, após o término das obras o município contará com nove quadras,sendo quatro  cobertas. Para 2014 está prevista a construção de mais quadras cobertas nas escolas e na sede.

                                                             Imagem ilustrativa de como será a cobertura

A cobertura deste importante equipamento esportivo possibilitará as escolas e população  utilizá-lo em qualquer hora do dia sem ter a preocupação com o sol escaldante típico da nossa região e município , geralmente quase todos os períodos do dia. 

Escolas municipais elaboram PDE Interativo

As escolas da rede municipal já estão em processo de elaboração do  PDE INTERATIVO – Plano de Desenvolvimento da Escola. Todas às escolas da rede municipal com Unidades Executoras - UEXs já inciaram a construção do seu  PDE INTERATIVO. 
A formação  para a construção do PDE INTERATIVO foi realizado na Escola Roberto Santos com a presença dos gestores escolares das escolas da sede e da zona rural tendo a diretora desta unidade escolar Tammy Yerpa como orientadora .
O PDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar disponível no endereço eletrônico http://pdeinterativo.mec.gov.br para todas as escolas públicas do país. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação a partir da metodologia do programa PDE Escola e em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Seu objetivo é auxiliar a comunidade escolar a produzir um diagnóstico de sua realidade e a definir ações para aprimorar sua gestão e seu processo de ensino e aprendizagem.


Desde 2012, o PDE Interativo está disponível para todas as escolas públicas do Brasil que estejam cadastradas no censo escolar e que desejem utilizar a ferramenta. Basta que a equipe da secretaria de educação estadual/municipal libere o acesso dos diretores de sua rede ao sistema. Com o acesso liberado, os diretores podem dar início ao planejamento em conjunto com a comunidade escolar.

Os alunos de Educação Infantil da rede municipal de Central recebem material didático do sistema Dom Bosco

Coordenadores, professores e alunos da Educação Infantil do município de Central passam a contar, neste segundo semestre, com o material didático Dom Bo sco. Os kits são compostos de uma maleta com livros e outros materiais que estimulam e valorizam o imaginário da criança e possibilita o desenvolvimento de atividades gráficas para a sistematização de conteúdos e conhecimentos. O sistema implantado nas escolas públicas do município é muito utilizado nas instituições de ensino particular no nosso país  e faz parte do grupo Britânico Pearson, maior grupo de educa

ção do mundo, que atende  520 mil alunos somente no Brasil. Além do fornecimento do material didático, a parceria com o sistema NAME – Núcleo de Apoio a Municípios e Estado –garantiu a oferta de suporte pedagógico com acompanhamentos periódicos para orientações de trabalho e dissolução de dúvidas.

O lançamento do sistema foi realizado no dia 19 de setembro, no auditório da Escola Professor Rosalvo, com a presença de todos os professores e coordenadores de Educação Infantil do município. A entrega do material foi realizada entre os dias 24 e 27 em todas as escolas da sede e dos povoados. O município recebeu ainda cadernos com descritores da prova Brasil para os alunos do 5º e 9º ano. Esses cadernos de atividades possibilitarão aos professores dessas turmas desenvolverem um trabalho de revisão e reforço da aprendizagem de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática em cada um dos segmentos do Ensino Fundamental, além de colocar os alunos em contato com o modelo de questões e conteúdos que são cobrados nas avaliações do MEC - Ministério da Educação, a exemplo da Prova Brasil que será realizada em novembro. Todo o trabalho desenvolvido com o material adquirido será acompanhado e orientado pelo grupo de coordenadores pedagógicos do município que se empenha para atender todas as escolas da rede, tanto as da sede quanto dos povoados mais longínquos. O prefeito Uilson Monteiro vem depreendendo esforços para transformar a educação do município em uma das melhores da região, da Bahia e do Brasil. Para o secretário de educação Adalberto Martins a adesão a este sistema é um passo muito importante para melhorar a Educação Infantil das escolas públicas municipais, uma vez que oferece material de qualidade aos nossos alunos e apoio pedagógico permanente aos coordenadores e professores, motivando os alunos para a aprendizagem e capacitando cada vez mais os profissionais envolvidos no trabalho pedagógico para melhor desenvolverem suas funções.

Encontros de formação da EJA

                    


 Professor Júlio Bispo ministrando palestra

Foi realizada no dia 16 de agosto no Sindicato dos Trabalhadores Rurais a I Oficina de Formação Continuada para Educadores que atuam no programa de Educação de Jovens e Adultos nos segmentos I e II. Essa formação atenderá  54 professores com encontros periódicos com o objetivo de garantir a qualidade de ensino nesta modalidade, a alfabetização e letramento de jovens e adultos, o respeito à cultura e à diversidade, a organização em comunidade e a devida contextualização de saberes na escola que estão no mundo do trabalho que poderão garantir a permanência nos anos/séries  da EJA.

A proposta tem por eixo o diagnóstico nas escolas e o estudos das referências como forma de orientar as ações formativas a partir dos diálogos tecidos nas comunidades a quem se destina o processo formativo. Pretende-se articular saberes da prática-experiência com saberes de outras experiências que constam nos referenciais teóricos, assumindo a abordagem qualitativa e o tratamento descritivo para a interpretação da realidade que se desvelará. A composição da Proposta Formativa para professores-cursistas da Educação de Jovens e Adultos no I e II Segmento se manifestará como representação dos desejos e das opções do coletivo no espaço formativo, culminado na elaboração de ações   que sinalizam a possibilidade de uma práxis pedagógica que garantem a  aprendizagem e “seus tempos de saber”, a permanência, o respeito às diferenças, valorizando a cultura e o conhecimento do mundo dos sujeitos aprendentes que retornam ou iniciam seus estudos nas classes de alfabetização de adultos e de continuidade dos estudos. 


29 professores da rede municipal cursam Pedagogia pela UNEB/PAFOR

O município de Central-Ba aderiu em 2011 ao Programa de Formação de Professores em Pedagogia pela Plataforma Freire, em parceria com MEC e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – campus XVI/Irecê-BA.
As aulas acontecem na Escola Municipalizada Professor Roberto Santos, no turno noturno, para 29 (vinte e nove) professores-alunos que se dedicam ao seu processo formativo.
A organização e estrutura do curso estão sob a coordenação geral da professora Fátima Sodré, da coordenadora local, professora Maria da Conceição Araújo Correia e das professoras Edinoelia Bastos Alecrim, função de secretária acadêmica e da professora Maria Francisca Maciel, na função de articuladora.
Além das aulas diariamente, os alunos participam de eventos acadêmicos promovidos pelo DCHT-campus XVI, em Irecê, o que tem contribuído para o processo formativo do grupo. Para que isso aconteça, o apoio da prefeitura municipal, através do gestor Uilso Monteiro da Silva e do secretário de educação, Adalberto Martins, tem sido fundamental para manter a qualidade de logística do cotidiano das aulas. Não podemos deixar de agradecer a acolhida de Tammy Yerpa Maciel, diretora da escola que abriga a PAFOR.

Os alunos estão concluindo o 4º semestre com previsão de conclusão do curso para o ano de 2014.

Escolas municipais realizam conferências infantojuvenis pelo meio ambiente

Oito escolas da rede municipal de Central realizaram, em agosto, conferências infanto-juvenis pelo meio ambiente, em preparação para “IV Conferencia Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente”. Realizaram as conferências as escolas  Professor Rosalvo e Roberto Santos na sede, Ramilo Liberato em Palmeiras, Santa Bárbara em Larga dos Mendes, Joaquim Lourenço em Mandacarus, JK em Vereda, Joviniano Amaral em  Caldeirãozinho e Felinto Maciel em Maxixe.

A Secretaria de Educação ressalta o excelente desempenho de todas as escolas participantes e o brilhantismo de seus alunos sob a coordenação dos Diretores, Coordenadores e Professores e equipe de apoio, na realização das atividades propostas pela I Conferência. Destaca-se ainda, o envolvimento comunitário, onde todas as comunidades locais se fizeram representar e passaram a participar dos trabalhos desenvolvidos pela Escola. Das conferências resultaram excelentes projetos de intervenção que contribuirão para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde situam as escolas e seu entorno.

Secretaria realiza etapa municipal do Programa Atleta na escola


A etapa municipal do programa Atleta na escola foi realizada no dia.... na escola Professor Rosalvo  - salto em distancia e Estádio Almir Ribeiro – atletismo. Participaram do evento os estudantes/atletas das escolas Professor Rosalvo, Roberto Santos, Joviniano de Caldeirãozinho,Santa Bárbara de Larga dos Mendes, JK de Vereda e Felinto Maciel de Maxixe . 


Central recebe do Governo do Estado ônibus escolar

A prefeitura recebeu no final de agosto mais um ônibus escolar, totalmente adequado com elevador, para transportar deficientes físicos (cadeirantes), o que dará maior conforto e comodidade para os usuários (alunos). O ônibus foi cedido pelo governo do Estado para  atender aos alunos da zona rural do município Central  que se deslocam até a sede para cursar o  ensino médio. O governo do Estado recebeu do Governo Federal os veículos do programa Caminho da escola do Ministério da Educação.  O programa  em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

Município recebe ônibus acessível

A prefeitura de Central recebeu no final do mês de agosto um micro-ônibus do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação, para transporte de alunos da rede municipal. Os veículos têm capacidade para transportar 22 passageiros sentados, mais dois auxiliares. A aquisição do veículo foi possível graças à adesão da Prefeitura ao ‘Plano de Metas Compromissos Todos pela Educação’, no qual assumiu a responsabilidade de executar o ‘Plano de Ações Articuladas (PAR)’. Com este veículo o município passa a contar em sua frota com 05 ônibus novos.  Temos ainda no PAR 02 ônibus pequenos e 05 ônibus grandes para 2013 e mais 02 pequenos para 2014, informa o secretário de educação, Adalberto Martins
O Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e se insere no âmbito da Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação e do Programa Caminho da Escola, por meio da articulação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O ônibus é de pequeno porte, com comprimento total de 7.000mm, capacidade de carga de no mínimo 2.000kg, construído com características específicas para uso em vias pavimentadas e dotado de elementos que o torna acessível aos estudantes com deficiência ou restrição de mobilidade, podendo transportar até 26 (vinte e seis) estudantes sentados.
O veículo possui equipamentos e mobiliários necessários para apoio aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, como os seguintes:

  • Plataforma elevatória veicular;
  • Áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia;
  • Poltronas preferenciais, com cinto de segurança subabdominal;
  • Sistema de comunicação para informação aos estudantes com deficiência visual ou auditiva;
  • comunicação visual interna e externa, com simbologia específicas e sinalização tátil de todas as informações e orientações disponíveis.

Secretaria de Educação faz atualização do PAR

Nos dias 14 e 15 de agosto reuniram na secretaria de educação a equipe local do Plano de Ação Articuladas (PAR) para atualização plano. A equipe Local é composta por Adalberto Ferreira Martins Sobrinho, Marcos Rocha Brito, Esiovam Andrade dos Santos, Sonia Erli Teixeira de Souza, Eluzinaria Daniel da Silva, Pedro Pereira de Souza, Maria Francisca da Fonseca, Paulo Marques Pires de Aragão, Lenice Trajano da Costa, Aribelton Lima dos Santos e Verônica Tereza Trarão Carvalho.
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o PAR. Todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao Compromisso.
O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos — 2011 a 2014. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e pelo FNDE. Depois da análise técnica, o município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do MEC – que pode ser com assistência técnica por um período ou pelos quatro anos do PAR e assistência financeira. No caso da transferência de recursos, o município precisa assinar um convênio, que é analisado para aprovação a cada ano. Das muitas ações elencadas no plano destacam-se a construção de uma escola  padrão FNDE com 12 salas de aula na sede com auditório e quadra coberta, 03 escolas na zona rural contemplando os povoados de Caldeirãozinho, Vereda e Traíras, Aquisição de 05 ônibus grandes e 04 pequenos, aquisição de brinquedos de playground para  escolas de educação infantil, formação continuada de professores em todos os níveis, , aquisição de brinquedos didáticos, implantação de bibliotecas escolares, aquisição de mobiliário, aquisição de projetores implantação de laboratórios de ciências.

Escolas municipais receberão recursos do PDDE Campo

Onze escolas municipais da zona rural receberão recursos do PDDE campo.  Os recursos financeiros são destinados à manutenção, conservação e pequenos reparos nas instalações das escolas localizadas no campo a fim de propiciar adequação e benfeitoria na infraestrutura física dessas unidades educacionais, necessárias à realização de atividades educativas e pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino e à elevação do desempenho escolar.
 A adequação desses espaços de aprendizado, sem dúvida, pode contribuir à segurança e à saúde das crianças, adolescentes e jovens e servir de estímulo a sua permanência na unidade escolar. As escolas que tenham matriculados de 5 a 50 alunos receberão  R$ 8.120,00  para despesas de custeio e R3.480,00 para  despesas de capital totalizando 11.600,00 por escola. Para as escolas que atendam de 51 a 150 alunos receberão R$ 9.100,00 de para custeio e R$ 3.900,00 para capital totalizando R$13.000,00.  

Município de Central terá 11 escolas funcionando com o Programa Mais Educação em 2014


O programa Mais Educação do Governo Federal destinou diretamente as UEXs  Unidade Executoras de 11 escolas  do nosso município que aderiram ao programa uma verba, totalizada em R$ 313.720,00 mil para investir nas atividades da jornada ampliada e da educação integral.As escolas beneficiadas são: Joviniano Amaral – Caldeirãozinho, Roberto Santos na sede, Felinto Pires – Maxixe, Juscelino Kubistcheck – Vereda, Clara Maria – Morros de Lúcio, Joaquim Lourenço – Mandacarus, Santa Bárbara – Larga dos Mendes, Geraldino M. Costa – Roçadinho, Villa Lobos – Capoeira da Serra, Euzébio Brito – Larguinha e Ramilo Liberato – Palmeiras.

Os valores já foram liberados para as escolas variando de R$ 22.000.00 a R$ 35.000.00 definidos de acordo com o número de estudantes registrados no programa e nas atividades culturais, esportivas e de acompanhamento pedagógico escolhidas no plano de trabalho de cada unidade.
O programa Mais Educação, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), tem o objetivo de melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Os recursos para a realização das atividades vêm do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Os recursos são destinados à compra de material permanente e de consumo e à contratação de serviços necessários ao desenvolvimento das atividades das oficinas integradas a serem realizadas no 1° semestre de 2014.

Escolas Municipais de Mandacarus e Vereda terão quadras cobertas



O Ministério da Educação apóia estados e municípios na construção e melhoria de quadras poliesportivas nas escolas públicas da rede de educação básica. Em 2011, o ministério aprovou propostas de financiamento para a construção de 1.564 quadras em 818 municípios. Até 2014, a meta é construir mais de 6 mil quadras cobertas e realizar a cobertura de outras 4 mil quadras. Para ter acesso, as escolas precisam declarar no Censo Escolar se possuem ou não quadras poliesportivas.
Em Central duas escolas da rede municipal foram contempladas, a Escola Joaquim Lourenço da Rocha no Povoado de Mandacarus e a Escola Juscelino Kubitschek no Povoado de Vereda. As condições para a construção são: área livre de, no mínimo, 32mx44m no terreno da escola ou em um raio máximo de 500m.   
A obra, orçada em R$ 510.000,00, para cada quadra coberta com vestiário, será feita com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vai beneficiar aproximadamente 300 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das duas escolas das comunidades beneficiadas.
O prefeito Uilson Monteiro assinou a ordem de serviço dia 23 de outubro,  pela manhã no povoado de Vereda e a tarde as 17:00 horas assinou a ordem de serviço para a construção da quadra no povoado de Mandacarus.  A obra iniciará na próxima semana. Os recursos da primeira parcela já se encontram depositados na conta da Prefeitura.  Com a construção da quadra objetiva-se tornar cada vez mais a escola um espaço importante da comunidade. Isso sem contar o fato de que através dos investimentos em esporte e lazer, o governo municipal através do prefeito Uilson Monteiro amplia as ações visando garantir a inclusão social de crianças, jovens e adolescentes.

 O secretário de Educação, professor Adalberto Martins, comentou que a construção da quadra das Escolas Joaquim Lourenço e JK vem reforçar o comprometimento  do prefeito Uilsom Monteiro com a educação no município. “Esta é mais uma ação da prefeitura visando melhorar a infra-estrutura das escolas municipais e fortalecer a prática esportiva como uma das metas de formação dos alunos dentro das unidades de ensino”, afirmou Adalberto Martins,secretário de educação.

Mais qualidade na Merenda Escolar

A Prefeitura Municipal de Central – Ba, com o intuito de, cada vez mais, fornecer merenda de melhor qualidade, vem aumentando a aquisição de produtos da Agricultura Familiar, que segundo a nutricionista Jamille Sodré, responsável pela Alimentação Escolar do município, é uma iniciativa bastante relevante. “A inserção de frutas e alimentos naturais torna a merenda mais saudável, variada e saborosa, além de fortalecer o comércio local.” Diz a nutricionista.

                Encontro de formação para merendeiras 

As merendeiras receberam um treinamento no mês de agosto sobre Alimentação saudável, que abrange a redução do sal, açúcar e óleo no preparo das refeições, boas práticas na manipulação dos alimentos, higiene pessoal e no processo, armazenamento adequado dos gêneros alimentícios ministrado pela nutricionista, havendo a possibilidade de receber uniformes padronizados contendo blusa, avental e touca para o desenvolvimento dos trabalhos na cozinha. A nutricionista, juntamente com a Coordenadora da Alimentação Escolar, Lidionete Brito fazem visitas diárias nas escolas com o objetivo de supervisionar o trabalho e os resultados alcançados estão sendo positivos.

Formação de professores no Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa


                               I Encontro de apresentação do Programa PACTO para diretores e coordenadores
                                                Encontro de professores para formação do PACTO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Nosso município fez a adesão ao programa no final de 2011 e atende a 70 professores que atuam no 1º 2º e 3º ano do ciclo de alfabetização. A formação é dividida em 10 encontros mensais com duração de 8 horas, além da formação continuada o Programa oferece bolsa de estudos para o coordenador local, orientadores de estudos e professores, materiais didáticos como: obras literárias e de apoio pedagógico e kit de jogos, paras as escolas.

O programa tem como Coordenadora Local a professora Eluzinária Daniel da Silva e como Orientadoras de Estudo as professoras Elma Firmino Veras e Érica Carvalho Tarrão.

Seis laboratórios de informática das escolas dos povoados recebem mobiliário completo.

As escolas Villa-Lobos dos povoados de Capoeira da Serra, Euzébio Brito de Larguinha, Geraldino de Roçadinho, Luiz Viana de Gameleira, Clara Maria de Morros de Lúcio e Joviniano F. Amaral de Caldeirãozinho receberam mesas e cadeiras adquiridas pela prefeitura, em abril, para seus laboratórios de informática compostos cada um por cinco computadores e uma impressora. Foram 35 mesas com suporte para teclado e 35 cadeiras acolchoadas de cor preta.Os computadores foram distribuídos pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). O ProInfo é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.No inicio do programa o ministério distribuía para as escolas da zona rural os computadores e o mobiliário. Os primeiros laboratórios das escolas de Palmeiras, Mandacarus, Vereda Larga dos Mendes, Nova Vista e Maxixe foram contemplados com computadores e mobiliário. Para estes últimos, foi modificado o pregão de aquisição, ficando o mobiliário como contrapartida do município.Técnico de informática do setor administrativo municipal, Cledson Andrade dos Santos presta serviço de manutenção, configuração e análise suporte técnico nas escolas municipais, telecentro, infocentro e secretarias.
Laboratório de informática da Escola Municipal Villa-Lobos, povoado de Capoeira da Serra.




Laboratório de informática da Escola Municipal Luís Viana Filho, povoado de Gameleira

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Central se prepara para atender crianças de 0 a 06 anos no Proinfancia


O Município de Central faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para Rede de Escolas Públicas de Educação Infantil (PROINFANCIA) e foi contemplado com duas Unidades Escolares, uma na Rua Egidio Ferreira dos Santos e outra no Condomínio Euzébio Ferreira de Brito.

Esse programa oferece às prefeituras municipais e ao Distrito Federal projetos arquitetônicos padronizados para construção das unidades, disseminando o conceito de padrão construtivo mínimo para creches e pré-escolas. As unidades construídas no âmbito do Proinfância são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. Além da assistência arquitetônica e de material, o programa também oferece formação pedagógica da equipe de professoras-multiplicadoras e técnica para os municípios envolvidos, no nosso município as professoras multiplicadoras: Solana Ribeiro Carvalho Lima, Elma Firmino Veras Martins e Erica Carvalho Tarrão, capacitarão  professores que atuarão nessas Unidades Escolares. A primeira formação pedagógica teve inicio em março de 2013 no auditório da UFBA/Irecê e contou também com a presença dos secretários de educação dos 22 municípios que fazem parte do pólo I na microrregião de Irecê, da qual o município de Central faz parte.

Coordenação Pedagógica é reestruturada visando o atendimento integral das escolas da rede municipal de ensino


Em 2013 a coordenação geral de educação do município foi assumida pela professora Lenice Trajano da Costa que, juntamente com o secretário Adalberto Ferreira Martins Sobrinho, iniciou um estudo de demanda e de currículos de professores da rede municipal para preenchimento dos cargos de coordenação pedagógicas das escolas municipais. O objetivo da secretaria era oferecer apoio pedagógico a todos os professores das 28 unidades escolares da cidade.
O quadro atual de coordenadores pedagógicos do nosso município é formado pelas professoras Elaine Honorato, Leila Carvalho, Raimunda Alcântara, Elma Veras, Áurea Pereira, Elba Aragão, Danete Brito e pelo professor Paulo Marques. O desafio desses profissionais é auxiliar os professores na elaboração de planos de aulas e projetos que favoreçam uma aprendizagem significativa para os alunos, além de colaborar com a secretaria na percepção e atendimento das necessidades dos professores no que se refere aos recursos didáticos necessários para desenvolver suas aulas de maneira mais criativa e atraente. Esses profissionais estão também envolvidos com o processo de avaliação do quadro docente do município. Tarefa essencial para nortear as ações da secretaria no que se refere a programas de formação para professores e outras medidas.
Os coordenadores que atendem nas escolas do campo cumprem uma jornada de trabalho itinerante, atendendo semanalmente em várias escolas. Essa situação, mesmo não sendo a ideal, vem se revelando bastante eficiente, uma vez que possibilita aos professores, mesmo os que ministram aulas em unidades de sala única, contarem com o apoio pedagógico no momento de planejamento de suas atividades semanais.
Além desses nomes já citados, contamos também com a colaboração de Eluzinária Daniel, gerente de departamento de recursos humanos da secretaria de educação, que assumiu também a coordenação municipal do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC, e Marilânia Liberato, diretora de apoio a educação infantil e EJA que vem coordenado as ações e formações direcionadas aos professores de turmas de educação de jovens e adultos.
É importante também destacarmos a atuação da professora Patrícia Neves, que como psicopedagoga, tem feito um trabalho de levantamento de dado e assistência aos alunos com necessidades especiais. A ação dessa profissional é o inicio de um trabalho para a implantação das salas de recursos multifuncionais que nos permitira oferecer um atendimento de qualidade aos alunos com necessidades especiais. Atua também como psicopedagoga a Professora Ilmara Nunes Neiva, na Escola Luiz Viana, que atende a um púbico em torno de 400 alunos. Os professores regentes de turmas regulares encaminham os alunos que apresentam baixo rendimento de aprendizagem e a psicopedagoga procede com uma avaliação para detectar se o aluno apresenta dificuldades de aprendizagem. Detectado o problema, os alunos serão atendidos com atividades diferenciadas que possam contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem desses alunos.
O esforça da Secretaria Municipal de Educação é disponibilizar aos professores da rede o apoio de profissionais – coordenadores e psicopedagogos – que possam ajudar na complexa tarefa ensinar, buscando assim, alcançar o objetivo maior que é garantir a aprendizagem de todos os alunos da rede pública municipal.