segunda-feira, 14 de abril de 2014

Prefeitura reforma todas as escolas da rede municipal

Escolas totalmente reformadas
A prefeitura de Central, através da secretaria de educação, vem investindo na melhoria das instalações das escolas, garantindo,assim, melhores condições de ensino aos alunos e de trabalho para professores e funcionários.Este ano, o prefeito Uilson monteiro(PT) inovou na gestão com as escolas, deixando seus diretores com responsabilidade de fazer todos os procedimentos, desde a contratação de serviços à compra dos materiais necessários à reforma.

material novo
Para as escolas menores, sem diretores, a responsabilidade ficou com a secretaria de infra-estrutura, comandada por Francisco Alencar, que reformou as escolas Rui Barbosa (povoado de Pau D'arco), Zumbi dos Palmares (Lagoa de Martinho), Maximiniano F. Santos (Fazendinha), Castelo Branco e Francisco Fernandes (Tanque Novo), Villa Lobos (Capoeira da Serra), Joana Angélica (Mocó), Senhor do Bonfim (Milho Verde), Euzébio Brito (Larguinha), Manoel Lourenço (Traíras) e Princesa Isabel (Coroá).
Paredes pintadas com clima de copa 

Segundo o secretário de educação, Adalberto Martins,o prefeito Uilson Monteiro solicitou que desse prioridade a mão de obra local de cada comunidade, ficando desta forma o dinheiro no povoado e conseqüentemente no município.
Em algumas escolas foram realizadas ampliações e construção de muros. Na escola Joaquim Lourenço da Rocha no povoado de Mandacarú dos Rocha foi realizado a ampliação do muro e da reforma geral de duas salas de aula em um prédio antigo próximo  a unidade de ensino, que agora com a ampliação do muro ficou como anexo da mesma.
Sec, de governo Raimir  e o prefeito Uilson Monteiro 
Na escola municipal Santa Bárbara em Larga dos Mendes foi construído o muro, o pátio coberto, sala de vídeo e adaptações dos banheiros além da reforma geral.
Visita à escola do Pov. Pau D´'arco
As escolas Luiz Viana Filho de Gameleira e maria Machado de Mandacarus dos Pilões e Jonh Kennedy receberam piso cerâmico e mobiliário novo para educação infantil. As escolas Maximiniano F. Santos em Fazendinha e Rui Barbosa em Pau D'arco passaram por uma reforma geral e colocação de piso cerâmico e cerca com madeira padronizada, arame liso e cancela de madeira.
A escola Dom Bosco, no povoado de Boa Vista teve suas instalações totalmente reformada no segundo semestre de 2013, iniciando em 2014 o atendimento aos alunos da educação infantil do povoado, que estavam sendo transportados provisoriamente para a escola Luiz Viana Filho de Gameleira.

Central: Mais de três mil alunos se alimentam dos produtos orgânicos da agricultura familiar

            Central: Mais de três mil alunos se alimentam dos produtos orgânicos da agricultura familiar

        Em Central, mais de 3.200 estudantes da rede municipal de ensino são beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, que proporciona refeições de qualidade para pré-escolas, ensino fundamental I e II e Educação de jovens e adultos (EJA).
             Com a publicação da Lei 11.947/2009 e a obrigatoriedade de que Estados e Municípios passem a utilizar no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal com a aquisição de gêneros da agricultura familiar, a alimentação escolar em todo o País passou a contar com um novo cenário.
              Apesar da seca, em 2013, o município iniciou a aquisição dos produtos da agricultura familiar e com a compra de frangos, polpa de frutas e bananas. 

Alimentos sem agrotóxicos

              Em 2014, iniciou a aquisição dos produtos dos agricultores membros da Associação Beneficente de Palmeiras, com o fornecimento, pelos associados, de produtos como abóbora,coentro, melão, aipim, milho verde, verduras em geral, tomate, cenoura, beterraba,  frango e polpa de frutas de outros produtores familiares do município. Também a secretaria da agricultura está fornecendo legumes e verduras provenientes dos seus canteiros instalados próximo da sede. Segundo a secretária de agricultura e desenvolvimento econômico, Cláudia Bruno da Silva, todos os legumes, frutas e verduras fornecidos são orgânicos e de ótima qualidade.

Produtos orgânicos da agricultura familiar

              Segundo o  secretário de educação, Adalberto Martins, para a aquisição da alimentação escolar, são investidos mensalmente cerca de 21 mil reais, recursos oriundos do FNDE ( Fundo Nacional  de Desenvolvimento da Educação), mais a complementação do município.

Central recebe programa "Mais Educação"


Diretores e coordenadores da rede municipal
Diretores, coordenadores da Rede Municipal de Ensino cujas escolas têm o Mais Educação, juntamente com o secretário de educação, Adalberto Martins, da coordenadora geral Lenice Trajano, do supervisor de educação, Marcos Brito e da coordenadora municipal do programa, Patrícia Matos, reúnem-se  com o objetivo de tratar de assuntos inerentes ao início das ações do programa. 
"Mais Educação" é discutido

O Mais Educação atenderá  onze escolas da rede, sendo na sede a Escola Roberto Santos, e nos povoados, as escolas JK(Vereda), Villa Lobos (Capoeira da Serra), Santa Bárbara (Larga dos Mendes), Felinto Maciel (Maxixe), Joviniano Amaral (Caldeirãozinho), Joaquim Lourença (Mandacarús), Clara Maria (Morros de Lúcio), Geraldino (Roçadinho), Ramiro Liberato (Palmeiras) e Euzébio Brito (Larguinha).
                       

Supervisor  Marcos Brito(à esquerda primeiro plano) e diretores

O programa, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), vem para fazer a diferença no ensino do município.
Segundo o secretário de educação, Adalberto Martins, o "Mais Educação" tem como objetivo melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
          
Os recursos para a realização das atividades vêm do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE).

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Prefeitura Central implanta sistema de informatização na rede municipal


 A prefeitura de Central por meio da Secretaria de Educação adquiriu no mês de fevereiro O sistema integrado de Gestão Escolar na plataforma Web. Ele tem como objetivo promover rapidez, segurança, informação e comodidade, gerando assim, melhores condições de trabalho nas escolas da rede municipal. O programa foi adquirido da empresa Silvius do Brasil e de podendo ser ajustado e adaptado de acordo com as necessidades da secretaria. O programa é dividido em dois módulos, o Módulo Secretaria que permite o controle operacional e gerencial de toda a rede de ensino  e o Módulo escola que apresenta as seguintes funcionalidades: cadastro completo de todos os alunos, matrículas, relatórios, período de avaliações, notas, freqüência, transferências, estrutura física da escola, emissão de documentos, vagas disponíveis, controle de evasão, entre outras. Segundo o secretário de educação Adalberto Martins, após a implantação  do sistema  será possível acompanhar de perto a situação de cada aluno nas escolas municipais.

Ampliação de parceria com a Pearson garante a oferta de material didático de qualidade para mais alunos da rede municipal



                             Material do 4º e 5º ano
 

                             Material para a educação infantil (4 e 5 anos)

 Para o ano letivo de 2014 a Secretaria de Educação e a Prefeitura Municipal de Central renovaram o contrato com a PEARSON (Pearson Education do Brasil Ltda- Sistema Name / Dom Bosco de Ensino). O novo contrato amplia a parceria estabelecida o ano passado e garante também aos professores e alunos de 4º e 5º ano o atendimento com material didático Dom Bosco e acompanhamento pedagógico constante ao longo do ano. O trabalho da equipe pedagógica da PERSON já vinha sendo realizado desde o ano passado, no segundo semestre do ano letivo, quando iniciamos nas turmas de Ed.Infantil do município a utilização  do material didático da coleção Vamos Brincar. Esse material de excelente qualidade foi fornecido a todos os alunos de Educação Infantil da rede municipal de ensino. (Inserir foto de Ed. Infantil) Todos os educadores também receberão a coleção exclusiva para o professor, que traz sugestões de trabalhos e orientações para que as atividades sejam desenvolvidas de forma lúdica e envolvente. A coleção foi escolhida mediante análise de coordenadores pedagógicos e após a consulta aos professores que observaram a adequação do material para o nível de desenvolvimento dos nossos alunos de 4 e 5 anos.

 

  No 1º Encontro Pedagógico de 2014 foi realizada a oficina de implantação do material para os professores de 4º e 5º, nesse encontro a equipe pedagógica do PEARSON/NAME apresentou o material e discutiu com os professores do município a concepção pedagógica que fundamenta o trabalho e orienta a realização de um fazer pedagógico norteado pelas interações entre os indivíduos e o ambiente social. Busca também superar a visão fragmentada do conhecimento com um enfoque interdisciplinar.
Com mais esse investimento a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação avançam no propósito de valorização dos professores e alunos das nossas escolas públicas. Material didático de excelente qualidade e acompanhamento pedagógico intensificado para auxiliar o professor a melhorar cada vez mais seu trabalho. É a união dos esforços de todos em busca de um padrão de qualidade para a educação de nosso município do qual todos possamos nos orgulhar.
 

 A entrega do material foi realizada nas escolas da rede municipal de 17 à 19 de março. No dia 17, pela manhã, com a presença do Sr. Prefeito Uilsom Monteiro, secretário de educação Adalberto Martins e demais secretários,na escola Luiz Eduardo Magalhães foram entregues os kits de educação infantil. Ainda pela manhã, na escola Luiz Viana com a presença dos pais foram entregues os livros de 4º e 5º anos. À tarde na escola Rui Barbosa foram entregues livros de educação infantil e no Luiz Viana os livros de 4º e 5 º anos, com a presença do secretário educação, Secretário de Turismo Sr.Lenilton Ribeiro e Dr. Raimir secretário de Gestão representando o Sr. Prefeito Uilsom Monteiro.
 

Encontro Pedagógico 2014



 
 A secretaria Municipal de Educação de Central realizou nos dias 24 e 25 de fevereiro o 1º Encontro Pedagógico de 2014. O evento de abertura aconteceu no salão de festas Luar de Prata onde foi oferecido aos funcionários de educação e convidados um café da manhã com apresentação musical. O evento contou com a presença do prefeito, Uilson Monteiro, secretários municipais, representantes do poder legislativo e da sociedade em geral, além da presença dos funcionários de educação do município, que foram convidados a participar de um momento de reflexão coletiva sobre a importância da atuação de cada um como agente educador.   

 
  
O evento foi promovido pela secretaria de educação com o apoio da PEARSON, empresa responsável pelo fornecimento de parte do material didático utilizado no município, e teve como principal objetivo motivar os educadores para os trabalhos do ano letivo.  O destaque da programação ficou por conta da emocionante apresentação da Orquestra Municipal e da palestra do Prof. Adão Duarte que promoveu, de forma leve e descontraída, uma séria reflexão sobre o privilégio e a missão de ser educador. Ao longo dos dois dias foram desenvolvidas as oficinas de Musicalidade e ludicidade  e de Letramento digital para os professores de Ed. Infantil e de Fundamental I, reuniões de orientação pedagógica com os professores de 4º e 5º anos para implantação do novo material didático, além das reuniões coletivas dos professores de Fundamental II para planejamento. O evento foi pensado como uma etapa inicial de atividades que deverão ser promovidas ao longo do ano, visando oportunizar reflexões permanentes que motivem a busca de um trabalho de excelência por parte de todos os educadores do município.